A evolução do design

abril 16, 2012 § Deixe um comentário

Enquanto o processo de regulamentação anda como um background task, me perguntei hoje a real mudança que os cursos de design vem sofrendo. São muitos “novos” conceitos: design centrado no usuário, design participativo, experiência do usuário, design thinking, design research, design estratégico, design de serviços… entre tantos outros.

Da minha experiência enquanto aluno – e por melhor que eu considere meu curso – pouco vi disso em sala de aula. Hoje “do outro lado” a minha visão é que pouco mudou. A dificuldade em encontrar estagiário (ou mesmo formado) que esteja minimamente por dentro desses termos “atuais” é grande. É a minha visão que está errada? Espero que sim, mas creio que não.

O que me motivou a escrever sobre isso foi um artigo que acabei de ler na Core77 e que me ganhou já nos seus dois primeiros parágrafos:

If you went to ID school in, say, the ’70s or ’80s, it would have been adequate to teach you how to draw, carve hair dryers out of foam or sculpt car fenders out of clay. And you probably would not have interacted much with students from other majors. These days you’d expect a lot more from your program. With mere consumerism moving into industrial design education’s rearview mirror and interdisciplinarianism (how’s that for a word) coming into its own, design schools have an opportunity to address far bigger issues. (CORE77, 2012)

Quem tiver interesse, leia o artigo na íntegra e não deixe de ver o vídeo.

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento A evolução do design no FALE - design.

Meta

