Sobre o FALE Design

O Fórum Aberto sobre a Legislação do Ensino de Design (FALE Design) é um grupo que está discutindo as questões das mudanças do ensino de bacharel e tecnologia em design que estão ocorrendo país, promovidas pelo MEC.

A questão, resumidamente, é a mudança dos nomes e formatos dos cursos bacharéis de design. De acordo com os documentos disponibilizados pelo MEC, a partir do próximo ano, os cursos de design terão que mudar para 2 possibilidades:

Bacharel em Design (curso generalista de 4 anos e mínimo de 2400h, que deverá formar um designer genérico, que poderá trabalhar tanto como produto, gráfico, moda, interiores etc)

Curso Superior de Tecnologia em Design + HABILITAÇÃO (cursos tecnológicos de produto, gráfico, moda, digital etc, com duração de 3 anos e carga horária máxima de 2400h)

Existem diversas implicações nestas mudanças, como por exemplo a qualidade do conteúdo dentro da carga horária estabelecida ou a não consideração de aspectos como as particularidades de cada curso, as necessidades mercadológicas ou as vocações regionais.

O intuito do grupo é, primeiramente, divulgar o assunto nos cursos de design do país, descobrir o que já está sendo feito e discutido em cada localidade e convidar a todos os interessados a participarem do ENESD – Encontro Nacional de Ensino Superior de Design, que acontecerá no P&D deste ano, a se realizar na Universidade Anhembi-Morumbi em São Paulo.

Estudantes de todo o país já estão conversando com seus coordenadores de curso, entregando-lhes a carta criada por esta comissão e retornando ao grupo as conclusões dessas conversas. Esperamos que você possa fazer o mesmo.

A carta pode ser baixada AQUI.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: